terça-feira, 18 de maio de 2010

Nastássia Filíppovna

a melhor personagem de todos os tempos, pelo mestre Dostô.


...Ele ficou perplexo e, mal começou a falar com ela, logo viu que estava perdendo o seu latim, que tinha de abandonar a entonação, a lógica e os objetos daquelas agradáveis conversas tão bem sucedias até então, tudo, tudo! Pois viu diante dele, sentada, uma mulher inteiramente outra, e não absolutamente aquela moça...

... E essa nova mulher demonstrou, em primeiro lugar, conhecer e compreender muito – mas muito! – da vida e do mundo, e conhecer tanto que uma pessoa se maravilharia em saber onde e como tomara tanto conhecimento e atingira idéias definitivas. (Na certa, não na sua biblioteca para moças!) E o que é mais, sabia mesmo o aspecto legal de certas coisas e tinha um conhecimento categórico, se não do mundo, pelo menos de como as coisas são feitas no mundo. Em segundo lugar, não possuía mais o mesmo caráter de antigamente. Não havia nada de timidez nem da incerteza da menina do colégio, uma vez fascinante em sua original simplicidade tão jovial, outras vezes melancólica e sonhadora, estupefata e desconfiada, lacrimosa e difícil. 


Sim, era uma nova e surpreendente criatura que ria no rosto dele e lhe atirava venenosos sarcasmos...
...Evidentemente, além de tudo isso, ainda havia mais qualquer outra coisa; o prenúncio já de um fermento caótico em trabalho no seu espírito e no seu coração, prenúncio esse transformado em um insaciável e exagerado paroxismo de desprezo; enfim, algo altamente ridículo e inadmissível na alta sociedade e prestes a prejudicar qualquer homem bem-educado. 


Como não dava valor a coisa alguma e, muito menos, a si própria (era preciso muita inteligência e visão, em um mundano cético e totalmente cínico como ele, para perceber que ela havia desde muito deixado de se importar com o próprio futuro e de acreditar na valia de tal sentimento), 
Nastássia Filíppovna era mulher para enfrentar a ruína sem esperança, e até a própria desgraça, a prisão e a Sibéria...

2 comentários:

  1. Com uma dessa rasta, eu levaria a boemia a dois, e poderia, com todo prazer, morrer de pau duro. Sim. A personagem mais foda que rolou nas fabulas, para a posteridade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Nastássia Filíppovna , é um personagem de Dostoiévski, oque por si só já da pra classifica-la como algo exemplar ,mas dizer que é o melhor personagem de todos os tempos, é complicado eu logo penso nos outros personagens do Dostoiévski, como Ivan Karamazov, Underground Man, Rodion Raskólnikov.

    Sem falar de muitos outros. Não sei porque estou sendo tão chato minha opinião vale tanto quanto a sua, ou seja, nada.








    ResponderExcluir